Qual concurso é mais interessante para mim?

Por Gabriel Henrique, coach de carreira e professor da Central de Concursos

O concurso público é um caminho acessível e meritocrático para uma carreira de sucesso. Qualquer pessoa, com determinação, organização e apoio de bons professores pode ser aprovada em concursos públicos que oferecem remunerações altíssimas e a tal da estabilidade.

Grande diferencial da carreira pública, a estabilidade significa a tranquilidade de não ser demitido, de permanecer, se assim o desejar, para o resto de sua vida naquele cargo. Ela é extremamente importante na vida de qualquer um, mas é apenas o meio para outro fim. Afinal, o objetivo final de todos nós não é ser estável, mas, sim, ser feliz.

Considerando essa perspectiva, é importantíssimo analisar de antemão se o concurso para o qual você deseja se preparar é adequado para o seu perfil. Preste atenção nos seguintes fatores:

Atendo aos requisitos mínimos necessários?

Cada concurso exige requisitos específicos de seus candidatos. Atente para o nível de escolaridade exigido: cargos técnicos costumam solicitar formação de nível médio enquanto cargos de analista, nível superior. Concursos mais específicos como de carreiras policiais podem exigir altura mínima e adotar um limite de idade.

A remuneração é adequada às minhas necessidades?

Não adianta se preparar com tanto afinco para, ao final, receber uma remuneração que não atenda ao seu padrão de vida desejado.

As atribuições do cargo são compatíveis com minha personalidade?

Procure entender o que o servidor que ocupa aquele cargo faz em seu dia a dia. Há carreiras para todos os gostos no setor público. Por exemplo, se trabalho de escritório não é a sua área, você pode se tornar oficial de justiça ou fiscal. Se gosta de adrenalina, procure um cargo na polícia. Em todos os casos procure iniciar a sua preparação com muita antecedência para garantir sua aprovação. Sucesso!