Quais os segredos para estudar à noite?

Por Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudos da Central de Concursos

Pouca gente tem a sorte de se dedicar integralmente aos estudos. A maioria dos concurseiros passa o dia no escritório e só à noite encontra um tempo livre para se preparar para as provas. Não é fácil, mas algumas dicas podem facilitar a sua vida e melhorar seu desempenho.

Para começar, deixe as cerimônias de lado e comece logo a estudar. Quanto mais você enrolar, mais tempo levará até se adaptar à nova rotina. E, acredite, esse processo fica mais fácil depois de alguns dias.

Mas, antes de começar, prepare todo seu ambiente de estudos. Mantenha todas as luzes acesas, para não cair no sono, e deixe à mão tudo o que vai precisar: caneta, lápis, borracha, livros. Só não deixe uma pilha de apostilas na mesa onde vai estudar. Aquele monte de material vai aumentar sua sensação de cansaço. É psicológico.

Em vez disso, coloque ao alcance dos teus olhos um recado que ajude a lembrá-lo qual é a sua motivação. Para não cair no sono, deixe por perto uma jarra com água. Além de hidratar seu corpo, isso ajuda você a se manter acordado e corta a necessidade de se levantar — algo que, inevitavelmente, tira seu foco. E nunca estude deitado ou fique tombado na cadeira da sala de aula. Isso só vai te deixar com vontade de dormir.

Aliás, quando sentir sono, levante e lave o rosto com água fria. Volte quando estiver recomposto. Mas não exagere. Estudar por muitas noites seguidas deixará você cansado e menos produtivo. Mas se jogue logo para passar em um concurso! Assim, você conseguirá desfrutar a vida com mais tranquilidade, sair para se divertir e dormir no horário certo — sem precisar passar a noite com a cara nos livros!