O poder da organização na hora de estudar

Por Viviane Rocha, professora de técnicas de estudo da Central de Concursos

A preparação para um concurso começa na mente do candidato. Por isso a organização não é somente importante, ela é fundamental.

Ter uma metodologia de estudos é uma forma de garantir que o conteúdo absorvido e a energia aplicada para isso não se perca entre as outras informações, tarefas do dia a dia etc.

Para ajudar neste processo, utilize as revisões ao conteúdo, marcações no texto, resumos e anotações na rotina de estudos. Evite de fotografar o conteúdo pelo celular, pois há diferença de absorção entre escrever e simplesmente tirar foto do conteúdo da lousa. Se ainda quiser usar o aparelho, transfira as informações da foto para o caderno, isso ajuda na memorização.

As dicas são simples, mas muitos candidatos acabam cometendo erros bobos que ao longo do cronograma de estudo acabam se tornando vícios, e que refletem na hora da prova.

E a organização deve se estender também na preparação como um todo. Ter noção do estilo da prova, buscar e cronometrar a resolução de exercícios, procurar lugares frescos e iluminados para estudar, tudo isso contribui para que você tenha domínio do conteúdo quando for prestar o concurso.

Durante os dias de estudo, cada candidato saberá o que lhe dá mais disposição e o que lhe deixa atento para que haja o processo de absorção. Quando você descobrir o que precisa para melhorar o desempenho durante as horas de estudo, ganhará confiança e motivação para prosseguir.