Dicas de Informática para concursos

Por Pedro Paulo, professor de Informática na Central de Concursos

Para vocês que vão prestar concursos públicos, saibam que a disciplina de informática é bastante cobrada na maioria dos cargos de todas essas seleções, tanto para nível médio quanto nível superior. 

A primeira coisa que devemos fazer é conhecer o edital do cargo que desejamos. O edital é a regra do jogo. Façam um estudo direcionado, ou seja, conheçam a organizadora ou a instituição do seu concurso. Os colegas professores irão orientá-los aos assuntos mais cobrados em provas.

Resolva muitas questões das provas da organizadora. Assim, conhecerão o estilo e temas mais abordados. Acompanhem no computador para assimilarem mais rapidamente o conteúdo. Exercitem teclas de atalhos e caminhos nos aplicativos para escritório à execução de determinadas tarefas. Por exemplo: formatar fontes no MS-Word no modo usuário é fácil, não é? Os recursos estão visualmente nas Guias e Grupos dos aplicativos, mas qual a tecla de atalho para abrir a Caixa de Diálogo Fonte às formatações? (CTRL+D) Ou qual a combinação das teclas de atalhos para localizar e substituir um conteúdo no MS-Excel? (CTRL+U).

Não tenha dúvida: vão cobrar aquilo que menos utilizamos como usuários de computadores. E isso é bom para nós que estamos estudando e desenvolvendo as questões da banca organizadora. Não gastem energia resolvendo todo tipo de provas e assuntos. Isto é um desperdício de tempo com pouco resultado prático. Foquem na organizadora e temas do edital.

É muito importante resolver muitas questões da banca. Resolvam questões não só das provas anteriores do seu concurso, mas de outros cargos e níveis de outras regiões do país. Se vocês vão prestar para um cargo de nível médio, não se intimidem com as questões de nível superior. Muitas questões para o nível médio têm grau de dificuldade maior às questões de nível superior. Não se menosprezem, tentem fazê-las. 

Considerem-se um candidato que assimila a sequência para executar uma ação. Quando estamos no modo usuário as sequências das ações são executadas de forma automática. Já para responder as questões de tecnologia, principalmente dos aplicativos, temos que assimilar a sequência para determinado resultado. É sabido que, quanto mais questões vocês fizerem da organizadora, mais rapidamente vão se adaptar ao seu estilo.

Com foco e determinação, tenho certeza que esta será a disciplina mais fácil do seu concurso. 

SUCESSO e até breve.