Conte com a sorte e passe em um concurso público

Viviane Rocha, professora de Técnicas e Dicas de Estudos na Central

Quando passamos em um concurso a maioria das pessoas nos julgam “pessoas de sorte” e muitas vezes ficamos quase que ofendidos porque somente quem passa por todo esse processo de preparação e dedicação, de tempo e energia, sabe que a sorte não é uma das chaves que levou à aprovação.

Mas independentemente de já termos sido ou não aprovados, podemos e devemos olhar esse cenário e nos sentirmos “pessoas de sorte”, sabe por quê? Por dois motivos, primeiro por termos enxergado na carreira pública uma possibilidade de estabilidade financeira e profissional e segundo por termos capacidade, disciplina e dedicação suficiente para alcançarmos esse sonho.

Já que a visão das pessoas é de que somos “pessoas de sorte” e não pessoas que planejaram, realizaram e foram persistentes na busca da tão sonhada vaga, vamos fazer uso dessa tal sorte e fazer o melhor que podemos durante esse processo.

Ao planejar sua preparação algumas coisas nunca devem ser esquecidas e dentre elas uma leitura minuciosa no edital do concurso é primordial, pois somente assim conseguiremos relacionar todos os conteúdos e quantidades de questões que a prova objetiva será composta. Ainda no quesito planejamento, dispor de um material didático de qualidade e atualizado é muito importante, não podemos perder tempo estudando temas e legislações, caso seja o caso, defasadas e desatualizadas.

Quando sabemos o que queremos e quando somos honestos conosco mesmo durante a preparação, encarando os estudos como uma profissão, estabelecendo rotinas diárias de estudo, revisão ou resolução de exercícios, procurando sentir prazer com todo esse processo, até porque não fazemos somente o que gostamos, o percurso até a aprovação será muito mais gratificante.

E você pode estar se perguntando onde entra o quesito “sorte” para a aprovação em um concurso, eu direi a você: você somente conseguirá realizar qualquer um dos seus sonhos, seja aprovação em um concurso público, comprar uma casa ou ainda de fazer uma grande viagem, se você for uma pessoa de sorte no que tange a sua autovalorização, ou seja, a maioria das pessoas querem isso tudo, mas poucas tem sorte suficiente de saber que merecem isso tudo.

Não se preocupe com o tempo que será necessário para realizar seu sonho, planeje e execute, quando temos a sorte de querer e trabalhar com afinco por algo, o universo conspira a favor.