Concurso PM SP: oriente seu estudo em Informática

Nas próximas semanas, a Polícia Militar do Estado de São Paulo deverá divulgar o novo edital PM SP para 2.700 vagas de soldado. Por isso, os interessados em participar da seleção não podem perder tempo e devem iniciar imediatamente os estudos ou intensificá-los, caso já tenham começado a preparação. Para ajudá-los no que tange à disciplina de Informática, a reportagem da CENTRAL DE CONCURSOS entrevistou o professor Fábio Augusto dos Santos para dar dicas e apontar os assuntos com mais chances de cair na prova.

Informática deverá contar com cinco questões na prova do concurso PM SP para soldado, assim como aconteceu no certame aberto no início deste ano. Embora o quantitativo seja pequeno, Fábio Augusto afirma que menosprezar o estudo da disciplina é uma falha que poderá custar a aprovação do futuro candidato.

“O fato de ter poucas questões torna a matéria tão importante quanto qualquer outra. Um erro e vários candidatos passam na frente. Então, foco nos estudos para gabaritar Informática. Muitos candidatos acham que o fato de usar o computador no seu dia a dia já elimina a matéria, o que é totalmente equivocado!”, garante.

Segundo o professor, a melhor forma de estudar Informática para o concurso PM SP é por meio da prática, pois assim o aluno passará a ter referência visual e, dessa forma, lembrará do que acontece no computador. “Resolvendo questões por assunto também gera bons resultados”, completa.

Conhecer o perfil da prova da Fundação Vunesp, organizadora do concurso PM SP, é um outro diferencial para obter um bom desempenho em Informática. O Fábio Augusto explica que a banca vem mudando a sua forma de cobrança nas avaliações que elabora, colocando menos imagens e mais descrições das ações. “Prestar atenção no enunciado é fundamental para não tropeçar na questão.”

O professor da CENTRAL DE CONCURSO aponta quais são os assuntos com mais chances de serem cobrados na prova do concurso PM SP para soldado. “Windows 10, Word 2010, Excel 2010 e Powerpoint 2010 são assuntos certos de cair. A quinta pergunta é que pode ter uma variação entre questão de e-mail e navegador de internet.”

Por fim, o professor Fábio Augusto deixa em mensagem final para que os futuros candidatos a soldado do concurso PM SP tenham um excelente rendimento na prova de Informática. “Foquem nos assuntos baseados em questões de prova. Sempre que tiver dúvida da resolução da questão, pratiquem para ver o que acontece no computador. Isso faz com que a imagem fique gravada na mente, fazendo jus à referência visual”, conclui.