Concurso MP SP: professor orienta preparação em Direito Penal

Já está no ar o quarto episódio do Central de Dicas voltado para o concurso MP SP. Desta vez, o entrevistado é o professor Irineu Ruiz, que leciona a disciplina de Direito Penal, que certamente será cobrada na prova para oficial de promotoria.

LEIA TAMBÉM:
Podcast Central do Concurseiro: tudo sobre o concurso MP SP

De acordo com o especialista, os futuros candidatos devem tomar como base de estudo o programa de Direito Penal do último concurso MP SP, realizado em 2015. Irineu Ruiz destaca que esse conteúdo é curto e, muito provavelmente, não sofrerá alteração.

“Não acredito em surpresas. O programa anterior é muito sucinto e basicamente envolve dois grandes blocos do Direito Penal: os crimes contra a fé pública e os crimes praticados contra a Administração. E dentro desses dois blocos, o conteúdo só pega alguns tipos de crimes. E de 2015 para cá, quando aconteceu o último concurso, não ocorrem mudanças legislativas significativas”, diz o professor da CENTRAL DE CONCURSOS.

Irineu Ruiz recomenda que, ao longo da preparação, os candidatos resolvam muitas questões de provas anteriores, em especial da Fundação Vunesp, que ficou à frente do último concurso para oficial de promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo, bem como do Tribunal de Justiça-SP.

O professor traçou o perfil da prova de Direito Penal da Fundação Vunesp, que, na visão dele, é a instituição favorita para organizar o concurso MP SP.

“A Vunesp é uma banca clássica, que elabora a maior parte das questões focadas na ‘letra da lei’. Então, infelizmente, o aluno precisa memorizar o texto. Os alunos devem ficar atentos, pois a banca é especialista em fazer ‘trocadilhos’, onde ela pode trocar uma informação de um crime com um outro, por exemplo.”

No entanto, o professor ressalta que a banca vem mudando um pouco o seu perfil de prova nos últimos anos.

“A Vunesp vem elaborando questões com textos mais longos e que exigem reflexão. Nesse caso, é preciso se aprofundar um pouquinho no conteúdo, lendo doutrina, súmulas e jurisprudências”, orienta.

Na entrevista, que pode ser assistida abaixo, o professor Irineu Ruiz cita ainda os assuntos de Direito Penal com mais chances de serem explorados na prova e dá uma série de dicas para que os futuros candidatos possam ser aprovados no concurso MP SP. Confira: