Como fazer uma boa preparação?

Por Viviane Rocha, professora de Planejamento Estratégico de Estudos

Se buscarmos o significado da palavra “constância” em um dicionário, vamos encontrar alguns significados que são muito pertinentes para serem tratados nesse texto. O termo significa “permanência aturada na mesma disposição de espírito, no mesmo desejo. É uma insistência inquebrantável na convicção e perseverança, é persistência e firmeza”.

Constância é um substantivo feminino, qualidade daquele que não falta a uma tarefa ou um dever, ou seja, qualidade das pessoas obstinadas por um sonho e que não desistem até que os consiga.

Muitos candidatos iniciam seus estudos para um determinado concurso e ao serem reprovados, normalmente na primeira experiência de concurso, desistem do sonho, param de estudar. Os candidatos a concursos esquecem de que grande parte do conteúdo de um concurso pode ser aproveitado para outras seleções. 

Não estamos dizendo que os candidatos devem prestar todos os concursos que apareçam. Na verdade, estamos dizendo exatamente o contrário: que ele não deve deixar de aproveitar os conteúdos já assimilados, jogar isso tudo fora.

Se você mantiver sua rotina de estudos poderá aproveitar as oportunidades que lhe são mais interessantes. Não desista do seu sonho, escolha um novo concurso e inicie seu planejamento de estudos, aproveitando a constância que você adquiriu nos concursos anteriores.

O primeiro passo é relacionar os conteúdos e disciplinas de modo a verificar, relacionar e dividir os temas comuns aos seus estudos até então e os novos.

Estude o edital do concurso escolhido por você, verifique quais são os requisitos e critérios de avaliação desse novo concurso, veja as etapas e tipos de prova. Essas informações são de suma importância. 

Monte um cronograma e nele relacione todos os horários com suas tarefas diárias e fixas, com os períodos de estudos, de lazer e de descanso, sempre de acordo com sua realidade. Dentro do tempo destinado ao estudo, separe tempo para o estudo da teoria, resolução de questões e de provas anteriores de todos os conteúdos que versarão sua prova. 

Relacione as disciplinas, adquira um material teórico de qualidade e recomece a estudar, seguindo sempre seu planejamento.

Estudar resolvendo exercícios propicia a fixação de conceitos. Procure estudar a teoria memorizando conceitos, regras e dados importantes e resolva o máximo de exercícios que você conseguir. Os exercícios são a forma rápida para a assimilação da matéria estudada e permite que você avalie sua evolução (percentual de acertos) dos temas estudados.

Mantenha seu foco e determinação, seu planejamento e organização serão fundamentais para que você esteja preparado quando o edital for publicado. 

Já que constância é qualidade daqueles que não desistem de algo até que consigam realizar, que a constância seja nossa parceira nesse processo de preparação. Não deixe de estudar e seja obstinado pelo seu sonho, seja obstinado em ser funcionário público, seja obstinado em alcançar sua estabilidade financeira e profissional.

Seja constante, seja persistente, seja funcionário público!