Como fazer leitura dinâmica

Passo a passo para utilizar a técnica e ganhar tempo acelerando os estudos.

Seu cérebro lê as palavras como imagens. E, para interpretá-las, analisa-as com o conteúdo já gravado na memória. Para agilizar o processo, você precisa transformar um conjunto de letras em blocos cada vez maiores.

1. Cronometre

Pegue um texto e leia, com o cronômetro ligado, durante um minuto. Conte quantas palavras você leu. Em média, as pessoas devoram 150 palavras nesse tempo. Com treino, você pode subir essa média para 800 palavras.

2. Concentre-se

Desligue qualquer distração: celular, redes sociais, televisão. E foque-se apenas no texto a ser lido.

3. Aumente seu vocabulário

Se o lance é reduzir o tempo, quanto mais palavras você tem gravadas na memória, mais fácil e rápido será se já tiver um vocabulário afiado.

4. Veja em blocos 

Com o tempo, você vai deixar de ler sílaba por sílaba. Até ler palavra por palavra e até frases por frases. E terá iniciado o processo de leitura dinâmica.

5. Não use a boca

Você é do tipo que mexe a boca quando lê um texto? Terá de parar com isso. Se estiver difícil, use um dos dedos para seguir as linhas. Pratique essa técnica até ser capaz de absorver o conhecimento.

Não utilize essa técnica para matérias mais complicadas, como matemática e contabilidade. Em textos mais simples, como direito e atualidades, podem ser aplicadas essas técnicas.