Benefícios da Vitamina D

Verão, uma ótima época do ano para…estudar!

Você sabia que o verão, uma das estações preferidas de muitas pessoas, é também uma ótima época do ano para intensificar os estudos? Isso porque no verão podemos aproveitar os dias de sol para cuidar da saúde suprindo a necessidade de vitamina D.

Mas o que o sol tem a ver com tudo isso? A vitamina D é fundamental para o nosso corpo. E tomar sol é a principal fonte de obtenção dessa substância que hoje é uma das maiores deficiências encontradas na população mundial.  

A síntese da vitamina D pelo organismo se dá principalmente pela exposição do corpo aos raios ultravioletas do tipo B. Recomenda-se banhos de sol antes das 10h e depois das 16h sem o uso de protetor solar e com a maior quantidade possível de pele exposta (braços e pernas dão conta do  recado).

Benefícios da vitamina D

Os benefícios da vitamina D não são poucos. Ela é um nutriente importante para a saúde dos ossos e está envolvida em várias funções do sistema imunológico, digestivo, circulatório e nervoso.

Além disso, a vitamina D tem uma relação como cérebro que nem todo mundo conhece, ou que pelo menos não é tão popular quanto algumas outras. Sabe-se que um déficit dessa vitamina impacta nossa cognição e torna mais lenta e difícil a habilidade para processar informação. Dificuldade para nos concentrarmos, perda de memória, dificuldade para raciocinar, para tirar conclusões, para reter informação nova…Todos eles são processos que podem ser afetados pelo déficit da vitamina D.

Um estudo realizado pelo neurocientista David Llewellyn, na Universidade de Cambridge, demonstrou que pessoas com níveis mais baixos de vitamina D mostravam resultados piores em provas de agilidade e desempenho mental.

Ter bons níveis deste elemento nos permitirá, inclusive, ter uma resposta imunológica mais forte e um bom estado de humor para enfrentar as dificuldades e o estresse cotidiano. Então aproveite o verão para tomar banhos de sol e, consequentemente, potencializar a sua rotina de estudos.

Por Yuri Salso, jornalista e assessor de imprensa