5 promessas que todo concurseiro deve fazer para 2021

Por Viviane Rocha, professora de Planejamento Estratégico de Estudos

Esse artigo não é somente para quem é concurseiro, ou seja, para quem já estuda para concursos. É para todo mundo que não está satisfeito com sua vida financeira e profissional. É para todos que querem sair dessa condição instável que a iniciativa privada impõe e que traz medos e ansiedade.

E, claro, ainda tem a pandemia. Para muitos, o ano de 2021 é a grande carta na manga. Alguns esperam ansiosos sua chegada como forma de “se livrar” do ano de 2020, mas, sinceramente, se você está lendo este artigo já há motivo para comemorar. Você passou por grande parte do período da pandemia e está aqui, buscando a mudança na sua vida.

A sua vida foi regida por escolhas e decisões, e dar o primeiro passo rumo a um novo caminho é fundamental. Não há como não se levar em consideração a importância desse momento decisivo.

O funcionalismo público, seja na esfera federal, estadual ou municipal, tem diversas vantagens e benefícios e podem resolver problemas da maioria dos brasileiros, pois ser servidor público garante estabilidade financeira e profissional.

  • Imagine-se fazendo planos sem medo de que eles não deem certo.
  • Imagine-se realizando o sonho de seus filhos e entes queridos no Natal de 2021.
  • Imagine-se fazendo planos para 2021 contando com remuneração e emprego garantido.

Saia do “eu sonho tornar-me funcionário público” para o “eu vou estudar e dedicar-me o suficiente para conquistar uma vaga no funcionalismo público”.

Para alcançar esse objetivo você precisa querer, precisa renovar todos os dias o compromisso com seu sonho e para isso é necessário ter um objetivo claro, otimismo, motivação, planejamento e estudo focado.

O título do artigo é ‘5 promessas que todo concurseiro deve fazer para 2021’, mas poderíamos chamar de 5 compromissos. Em resumo: faça por você! Faça o melhor que pode e colha o que você merece.

1ª Promessa: Sonhe alto!

Recuse não ter o que sonhou para sua vida. Recuse não estar no seu lugar de direito, no cargo público que lhe trará satisfação profissional.

Eleja o concurso que você está disposto a se preparar e imagine-se no dia a dia trabalhando no órgão.

Vale lembrar que dinheiro é importante, mas não é tudo. Ganhar bem e ser infeliz no trabalho não é uma opção saudável.

2ª Promessa: Atitudes otimistas, diariamente!

Sabemos que é muito difícil manter o foco e o entusiasmo nos estudos quando não temos um edital ou previsão de concurso. Mas também percebo a dificuldade de muitos alunos em manter a disciplina e constância quando há editais publicados e provas agendadas.

Como resolver isso? Mantenha atitudes otimistas. Lembrar todos os dias seu grande objetivo e ter muito claro tudo o que poderá acontecer na sua vida a partir da posse no concurso ajuda a passar por esses períodos de desmotivação.

3ª Promessa: Estude, estude e estude!

Estude e não desista. Chegará uma hora que todo esse esforço terá valido à pena.

A preparação para concursos públicos requer do candidato disciplina, constância e dedicação nos estudos, não há espaço para reclamações. Ao escolher um concurso há espaço somente para estudo focado, organizado e planejado.

4ª Promessa: Planeje e execute!

Muitos planejam fazer e acontecer, mas não conseguem executar. Outros executam sem planejamento e se perdem.

As coisas devem ter uma sequência. E, para isso, um planejamento focado na realidade do concurso e executado de acordo com a necessidade da prova são essenciais.

5ª Promessa: Elimine os seus adversários

Quando falo de eliminar adversários não estou falando de outros candidatos que também estão se preparando, estou falando de quem não apoia, de quem não agrega, de quem é negativo e fica tirando suas energias. Estou falando daqueles que não sonham o seu sonho.

Estudar para concurso é um processo solitário e uma das coisas que mais faço é incentivar nossos alunos, pois na vida já temos muitos que torcem contra nosso sucesso. Sendo assim, é minha obrigação ajudar o aluno a se fortalecer e acreditar que a aprovação é possível com estudo e foco.

Alguns candidatos estudam por determinado tempo, prestam um único concurso e mediante a primeira reprovação jogam fora todo o conhecimento já adquirido. E é aí que está a diferença entre os que passam e os que nunca passarão em concurso. Não desista no meio do caminho. Estude, mantenha o otimismo e esteja pronto para as melhores possibilidades e oportunidades de concurso, pois os melhores cargos lhe trarão as melhores remunerações e benefícios, mas exigirão mais dedicação e horas de preparação.

Façamos o seguinte: caminhe até a aprovação e sinta orgulho de todo o caminho trilhado. Seguindo otimista até o fim, apreciará um sabor que muitos também já provaram.

Resumindo, você pode: 1) desistir antes de começar, 2) desistir no meio do caminho ou 3) seguir firme e otimista até a aprovação. Escolha sua opção e termine o ano de 2020 sendo uma fonte de inspiração e orgulho para quem acreditou em você e uma exceção para quem sempre acha que não é possível.