Use a memória ao seu favor com 6 dicas de um especialista em memorização

A preparação para um concurso público exige, além de foco e determinação, um cuidado com a memorização do conteúdo. É esse processo que garante que você lembre de tudo que passou meses para absorver.

E para que você aproveite melhor a sua capacidade mental, o professor Firmino Manoel, dá seis dicas para auxiliar na assimilação de conteúdos e melhorar o desempenho na hora da prova. Confira:

1. Anotações e palavras-chaves

Tomar nota de forma completa durante as aulas é básico para a memorização. Assim, você não ficará com dúvidas na hora de revisar e se lembrará de todo o raciocínio da matéria. Outra prática importante que ajuda nesse processo é a criação de uma lista de palavras importantes, que sintetizem o conteúdo de cada matéria.

2. Não deixe de revisar

Para fixar o conteúdo, é necessário revisar pelo menos duas vezes, de preferência em um curto período de tempo após a aula. Quanto mais você demora para fazer isso, mais difícil é a memorização.

3. Resumos e exercícios

Eles se completam. Fazer resumos dos conteúdos que foram estudados e responder questões de provas anteriores são técnicas que ajudam na revisão da matéria e na absorção do que foi aprendido.

4. Pare um pouco

Se você fica diante dos livros muitas horas por dia, é importante fazer pausas. A cada 50 minutos, descanse um pouco para manter o foco.

5. Brechas na agenda

Você se divide entre trabalho e estudos? Use os pequenos momentos para revisar o que foi aprendido, como os minutos livres no almoço. Isso ajuda!

6. Estude à noite

Quanto mais próximo do horário de dormir acontece o estudo, melhor é a fixação. Use essa característica do cérebro humano a seu favor!