O poder da superação: somente em tempos de crise?

Por Viviane Rocha, professora em Técnicas de Estudos da Central

O título do artigo não se relaciona ao cenário econômico e político atual. Relaciona-se às nossas crises pessoais, nossa instabilidade profissional e financeira, e, principalmente, sobre o medo do amanhã, de tentar novos caminhos.

Cada um tem o seu momento, uns mais tarde e outros mais cedo. Tudo vai de acordo com os obstáculos e dificuldades que a vida nos coloca ou simplesmente com a certeza do que nos é de merecimento. Mas, em um determinado dia, acordamos e tomamos decisões mais certeiras, decisões que nos levarão a “mares nunca antes navegados”, e é nesse momento que respiramos fundo e gritamos: desta vez será diferente.

Para mantermos esse estado mental favorável à superação, devemos despertar nossa capacidade de transformar ações em resultados, e nada melhor que buscar inspiração em histórias de sucesso.

Como professora de Técnicas de Estudos, sempre conto histórias de sucesso em minhas aulas. O intuito é motivar meus alunos que estão estudando para concursos públicos. Histórias de pessoas que, como eles, iniciaram do zero, porém, nem sequer um único dia acordaram ou foram dormir sem a certeza de estarem no caminho certo e fazendo cada dia o seu melhor.

Em concursos públicos também se usa um mantra, parecido com um que é usado em grupos que buscam reabilitação. Para os concurseiros o mantra diário é o seguinte: “somente hoje vou estudar o melhor que posso, somente hoje”.

O caminho pode não ser fácil, mas não será assim somente para você. Todos que iniciam esse projeto têm que adaptar-se às mais diversas situações. Inspire-se! Busque histórias inspiradoras e motivadoras para que esse processo seja menos difícil.

Saiba que você também tem essa grande história e, se está lendo este texto, é porque decidiu superar-se. Tenha certeza que nenhuma história será mais inspiradora para o mundo que a sua. Você é único e isso é o mais importante.

Comemore todas as suas vitórias e aprendizados até aqui, eles serão molas propulsoras para o seu novo projeto, pois, quem tem um sonho e luta por ele, já tem 99% de chance de que ele se realize. Não há como dar errado.