Faça do otimismo o seu maior aliado

Faça do otimismo o seu maior aliado

Por Viviane Rocha, professora de Técnicas de Estudos da Central de Concursos

Durante as conversas com meus alunos sempre me deparo com uma situação intrigante: muitos deles, mesmo com edital publicado e prova agendada, mostram-se desmotivados, exatamente nos momentos em que o foco e a motivação deveriam ser combustíveis fundamentais na reta final dos concursos.

E isso significa que os candidatos a concursos públicos, que muitas vezes ficam ansiosos com a ausência de editais, ficam também ansiosos após a publicação dos mesmos e mais, o desânimo toma conta por muitas vezes não estarem devidamente preparados.

Oriento os candidatos à cercarem-se de pessoas positivas, alimentar-se de notícias que tragam entusiasmo, otimismo e motivação. Muitas delas são no mínimo norteadoras, para traçar e executar as estratégias de preparação.

Em muitos casos eles próprios se culpam por não ter aproveitado o tempo como deveriam, ou seja, ao invés de estudarem antes dos editais ficam lamentando a ausência deles e após a publicação, reclamam pela falta de tempo necessário para uma preparação que os traga competitividade.

Como resolver isso?

Estudar para concurso público é processo que requer dedicação, constância e muita determinação. É difícil manter-se motivado 100% dos dias e em não raros casos, os alunos não tem apoio familiar, e vivem em um processo solitário.

O primeiro passo é também incentivar, pois, na vida já temos muitos que torcem contra nosso sucesso, sendo assim, é a melhor opção é ajudar o seu amigo, aluno e familiar a se fortalecer e acreditar que a aprovação é possível com estudo e foco.

Oriento os candidatos à cercarem-se de pessoas positivas, alimentar-se de notícias que tragam entusiasmo, otimismo e motivação. Muitas delas são no mínimo norteadoras, para traçar e executar as estratégias de preparação.

Para os pessimistas, o ano de 2019 já começou frustrante, pois enquanto diziam que não haveriam concursos temos publicação de autorização informal do concurso da Previdência Social, notícias sobre 21 mil vagas para concursos para área de Segurança Pública do Estado de São Paulo, autorização do DETRAN, comissões sendo formadas para realização de concursos na área fiscal, dentre outras notícias estimulantes e motivadoras.

Seja otimista, seja positivo, acredite em você e não desanime quando alguém quiser fazer você desistir de seu sonho.

Muitos estados e municípios também publicaram editais e as remunerações são muito atrativas. Mas as notícias também são excelentes para quem tem nível médio, com expectativas de concursos públicos para escrevente do TJ/SP, que normalmente convoca muito mais que o número inicial de vagas.

As pessoas que sonham em mudar de vida e conquistar emprego definitivo tem de acreditar, querer e preparar-se até passar, ao iniciar a preparação não podem abrir mão de todo o caminho já trilhado e isso é muito comum, pois, estudam por determinado tempo, prestam um único concurso e mediante a primeira reprovação jogam fora todo o conhecimento já adquirido e é aí que está a diferença entre os que passam e os que nunca passarão em concurso.

Não desista no meio do caminho, estude, mantenha o otimismo e mais, esteja pronto para as melhores possibilidades e oportunidades de concurso, já que, os melhores cargos lhe trarão as melhores remunerações e benefícios, mas exigirão mais dedicação e horas de estudo.

Seja otimista, seja positivo, acredite em você e não desanime quando alguém quiser fazer você desistir de seu sonho. Você encontrará muitas pessoas assim durante sua trajetória, mas acredite, também encontrará alguém que acredita em você muito mais do que você mesmo acredita em si. E não fique preocupado, não pense que essa pessoa quer te bajular, só acredite: você é uma fonte de inspiração para muitas pessoas, muitos desistiram antes mesmo de iniciar e muitos no meio do caminho.

Então faça o seguinte…caminhe até a aprovação e sinta orgulho de todo o caminho trilhado, vá otimista até o fim, e assim aprecie um sabor que muitos também já provaram. Resumindo, você pode desistir antes de começar, desistir no meio do caminho ou seguir firme e otimista até a aprovação.

Escolha sua opção e termine o ano de 2019 sendo uma fonte de inspiração e orgulho para quem acreditou em você e uma exceção para quem sempre acha que não é possível.