Copa x Concurseiro: inspire-se!

Por Claudete Pessôa, coach e professora de cursos preparatórios para concursos

Brasileiro vive uma paixão nacional: o futebol. Claro que toda regra tem exceção, mas quando se fala em Copa do Mundo, esta manifestação cultural brasileira se intensifica, tendo em vista que já conquistamos cinco títulos mundiais. É inspirador! E esta inspiração nos faz superar o desastre da última copa. Este ano buscamos nossa superação. Não desistir, mesmo diante do caos. Inspire-se!

Este cenário tem total afinidade com a trajetória concurseira. Entramos no jogo/concurso para vencer, independente do placar/classificação. Temos certeza que sairemos vitoriosos sempre, pois superamos nossos limites, ultrapassamos obstáculos, conquistamos conteúdo e ficamos cada vez mais fortes.

Todo atleta de sucesso, foi um dia um sonhador, como qualquer outra pessoa. A diferença está na decisão e nas atitudes vencedoras dele. Em cada trajetória dos diversos atletas de sucesso, temos vários momentos de fraquezas, tombos, cansaço, desânimo… mas decidir pela vitória e não ficar na derrota, os fez superar cada um destes momentos de dor. Veja: sempre existe uma saída, uma solução, um caminho para o seu sucesso. Cabe a você descobrir o seu caminho de vitória, ninguém fará isso por você! Não copie fórmulas prontas, você é único e perfeito para a sua conquista, só precisa enxergar isso.

Busque apoio de qualidade, como o atleta busca a orientação do seu técnico. A experiência e o conhecimento de quem é especialista podem te fazer dar pulos de qualidade na sua trajetória. Jamais esqueça que por melhor que seja a orientação e o apoio, se você não assumir a responsabilidade por suas decisões e atitudes, nada mudará. O técnico não pode fazer o gol, é o atleta que conquista esse sonho.

Aproveite os jogos do Brasil, para viver momentos de inspiração. Sim, você pode aproveitar os horários dos jogos para se inspirar, para recarregar as energias, para dar atenção à família e aos amigos. Isso vai te fazer um bem enorme, te fortalecer e a sua produtividade nos estudos aumentará, acredite!

Claro que tudo depende de planejamento e metodologia. Não adianta sentar para estudar com a mente no placar do jogo. Resultado: você nem estuda e nem vive o jogo e isso é tortura.

Seja estratégico, tenha sempre metas de desempenho. Estabeleça os horários dos jogos dentro do seu cronograma de estudos. Se um programa de estudos não for flexível, ele se torna inviável em algum momento, pois a vida é dinâmica e tudo pode mudar a qualquer momento.

Seja flexível sem perder a sua meta de vida, sua prioridade, seu sonho. Cultive a alegria, pois ela é canal facilitador de aprendizado. E os momentos dos jogos brasileiros são momentos perfeitos para recarregar este canal.

Inspire-se. E que venha o hexa, que venha sua posse!

Somos todos brasileiros, não desistimos nunca.