Como ser um estudante adulto de sucesso

Por Adalberto Pinto, professor na Central de Concursos

A principal diferença entre estar na faculdade ou no ensino médio e estar em um cursinho preparatório para concurso público é o tempo e tipo de compromisso que se deve assumir. Os estudantes adultos, normalmente já casados, têm que conciliar responsabilidades de trabalho, atender à família e outros deveres, e ainda estudar. Alguns encaram a preparação de frente, mas, mesmo sendo maduros e dedicados, este período pode ser um desafio muito grande.

Algumas dicas que podem ajudar:

Definir metas realistas

Estudantes adultos têm que conciliar tantas responsabilidades diferentes que competem por seu tempo e atenção fora do cursinho que a definição de metas se torna um aspecto muito importante para o sucesso do projeto. Que tal estabelecer metas diárias e semanais?

Auto crença

Acredite que mesmo identificando dificuldades incríveis em um primeiro momento, você é perfeitamente capaz de seguir até o fim. Você tem algumas características que são desenvolvidas somente com o tempo e essa “experiência” vai te ajudar. Acredite!

Mantenha uma mente aberta

Você deve estar muito atento na aula. Ter consciência que irá cometer erros. Saber que terá dificuldade de se lembrar de certas regras que não usa há muito tempo. Mas deve seguir todas as orientações dos professores, fazer muitos exercícios, perceber seus erros e o tempo todo tentar se tornar um aluno melhor. Lembre-se de que o melhor aluno é o que será aprovado.

Bom estudo e acompanhe outros temas como este nos nossos outros canais.