Carreira pública: um emprego estável sonhado por muita gente

Carreira pública: um emprego estável sonhado por muita gente

Da redação

A cada dia mais pessoas recorrem aos concursos públicos como forma de se conquistar um emprego seguro. A crise no mercado de trabalho da iniciativa privada, o aumento dos índices de desemprego e a incerteza de que não será mandado embora tem levado a isso.

Além do mais, nos concursos públicos, não existe o popular “QI” (quem indica) nem a malfadada “boa aparência”. Nos concursos públicos, não há distinção de sexo nem opção sexual, nem discriminação de cor ou raça e muito menos exigência de experiência anterior.

Entretanto, a aprovação no concurso público depende muito da preparação do candidato. Quando se domina as matérias pedidas pela banca tudo fica mais fácil.

Muita gente gasta cinco, seis anos da vida fazendo um curso superior na tentativa de conseguir um bom emprego. Por que, então, você não pode despender um esforço durante, pelo menos, seis meses, um ano, para conquistar aquele que pode ser o emprego definitivo? É um investimento que tem tudo para dar certo. Faça dele um verdadeiro projeto de vida.

Durante todo o ano, um grande leque de oportunidades se apresenta nas mais diversas áreas e carreiras do serviço público: segurança, saúde, educação, fiscal e judiciário, por exemplo.

E como conquistar o seu emprego público? Por força de lei, só por meio de concurso público. E, para isso, é preciso estudar, estudar muito. E levar em consideração alguns pontos que vemos a seguir:

1 — O primeiro passo é, realmente, decidir prestar um concurso público. Essa decisão pode mudar a sua vida e você precisa estar muito certo desse passo.

2 — Defina o alvo. Escolha a área e a carreira. Evite ficar atirando para todos os lados. Você vai gastar munição desnecessariamente.

3 — Tenha motivação. No concurso público, a motivação tem de ser a sua vaga, o seu salário, a garantia de estabilidade.

4 — Confiança. Essa postura de energia positiva impulsiona os estudos e faz com que você leve vantagem sobre seus concorrentes.

5 — Orientação. É fundamental que você procure uma orientação pedagógica experiente. Essa atitude pode ser decisiva para sua aprovação.

6 — Estudo antecipado é outra atitude recomendável, porque, quando saem os editais, pode não haver tempo hábil para seus estudos visando à prova.

7 — Planejamento é outro fator que vai ajudá-lo na sua empreitada. Com uma boa orientação pedagógica e o estudo antecipado, o planejamento fica mais fácil.

8 — Estudar não é decorar, é aprender. Estude para aprender, não para decorar. Respeite seus limites. É preciso saber estudar.

9 — Tenha consciência de que vale a pena estudar ATÉ PASSAR no concurso público de sua escolha. Esse esforço vai valer para toda a sua vida.

10 — E a primeira aprovação não significa o fim de tudo. Você pode conquistar postos superiores em outros concursos. É a caminhada degrau por degrau.